Fórum Minetest Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de comunicações da comunidade Minetest Brasil


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como criar um Server em uma Host Dedicada

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como criar um Server em uma Host Dedicada Empty Como criar um Server em uma Host Dedicada Sáb Abr 29, 2017 2:27 pm

=Zuruck=



Bom, faz tempo que não jogo Minetest, comecei a jogar Minecraft, e já que quase ninguém BR jogava, resolvi deixa-ló de lado. Porém, a algum tempo sou Staff de um servidor de Minecraft que tá com espaço sobrando na Host, falei com o Dono sobre montar um Servidor de Minetest, e ele concordou.

Queria saber como instalar o Minetest no dedicado, configura-lo e coloca-lo para funcionar. O sistema operacional do dedicado é o Centos 6. Creio eu que o BrunoMine possa me ajudar, pois vi um tópico dele no fórum oficicial do Minetest sobre como criar um servidor no Centos.

BrunoMine

BrunoMine
Admin

Eu já tive um host CentOS no qual tentei instalar minetest, mas nao lembro de ter aprofundado muito os meus conhecimentos nisso.

Existem duas maneiras de fazer isso:

Instalando um pacote RPM
Isso vai instalar o minetest no seu host corretamente, no entanto eu não sei exatamente como você configuraria o servidor a partir disso.

Compilando o minetest no próprio servidor
Criar um minetest a partir do código fonte. Eu particularmente prefiro esse porque o host não vai ter minetest instalado (no entanto ainda terá que instalar as bibliotecas, mas isso não é nada demais).
Portanto o minetest ficara exatamente na pasta onde vc compilou ele (impedindo que vários arquivos se espalhem pelo servidor). Alem de permitir que seu minetest tenha as exatas características desejadas.

Você vai precisar ter um pouco de conhecimento no terminal linux e em como funcionam os diretórios.

Eu vou explicar como compilar, pois eu entendo muito mais disso.

Você só precisaria seguir os passo descritos no artigo que eu publiquei (http://www.minetestbrasil.com/artigos/compilar-minetest-em-gnu-linux)

Lembre-se de configurar corretamente as configurações:
-DRUN_IN_PLACE=TRUE -> habilite para que o minetest funcione completamente dentro da pasta
-DENABLE_FREETYPE=TRUE -> habilite para usar a compatibilidade de caracteres (embora isso ainda esteja sendo implementado)
-DENABLE_CURL=TRUE -> habilite para poder publicar o servidor na lista de servidores publicos.
-DBUILD_SERVER=TRUE -> cria um executavel minetestserver para abrir servidores (embora acredito que se pra fazer isso com o executavel minetest)
-DBUILD_CLIENT=FALSE ou TRUE -> se você quiser que seja compilada o executavel para cliente (isso lhe permiti abrir o minetest e abrir um mundo atravez da interface grafica do próprio host, isso facilita para pessoas que não suportam ficar usando a linha de comando)

Apos compilar, tente abrir o minetest pelo executavel (na pasta bin). Se voce tiver interface grafica no host, abra o menu do jogo por ela (nao precisa abrir um mundo, basta conseguir abrir o jogo). Caso voce nao tenha ou nao queira usar a interface grafica. Atravez do terminal, va na pasta bin e execute o minetestserver (comando ./minetestserver) se tiver ou o minetest (./minetest --server) para abrir um servidor. Se eu estiver certo, isso abrira um servidor de minetest no host utilizando a porta 30000. ele criara um mundo com o nome world automaticamente.
Se nao aparecer nenhuma mensagem de erro, o seu terminal ficara rodando o servidor e voce nao conseguira dar nenhum comando. (se voce quiser pode conectar usando o minetest do seu computador para ver se da pra conectar ao host). (quando vc fecha o terminal onde voce abrir o servidor de minetest , o servidor de minetest tambem fecha.)

Se tudo der certo voce pode seguir com a configuração do servidor (pergunte aqui para tirar duvidas).

=Zuruck=



Hm, como fazer pra ele ficar online sem eu precisar ficar com terminal aberto?

BrunoMine

BrunoMine
Admin

Quando voce ja tiver tudo funcionando, para manter o servidor online e liberar o terminal basta inserir nohup no inicio do comando e & no final.
Exemplo:
nohup ./minetestserver --worldname meu_mundo &

Lunovox

Lunovox

BrunoMine escreveu:Quando voce ja tiver tudo funcionando, para manter o servidor online e liberar o terminal basta inserir nohup no inicio do comando e & no final.
Exemplo:
nohup ./minetestserver --worldname meu_mundo &

Eu gosto de usar o comando "screen" o invez de "nohup".
Assim eu posso recuperar histórico de atividade do minetest, mesmo depois de deslogar e fechar o terminal.

Para falar a verdade nunca usei "nohup" antes.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos