Fórum Minetest Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de comunicações da comunidade Minetest Brasil


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[MOD] Como Criar MOD para minetest 0.4.16

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

YgorDiery

YgorDiery

Very Happy  Sou Novo No Forum, alguem poderia me ajudar a criar um MOD para 0.4.16 ?

NOTA:
*Qualquer Dica, Aviso, Resposta sera bem-vindo(a)
*Se for uma pagina ensinando passo-a-passo, eu adoraria se fosse em portugues
*Lembrando que OFF-TOPIC Não Sera Bem-Vindo Arrow
(Desculpem se a ultima nota Magoou ou foi agressiva : ()

BrunoMine

BrunoMine
Admin

A primeira coisa que eu preciso saber é: você tem alguma experiencia com programação? conceitos básicos e etc.

Não existe nenhum bom material escrito em português que ensine a programar os mods em Minetest.
As fontes que eu particularmente utilizo são as seguintes:
* Documentação de API para mods em lua (documentação oficial para codificação de mods, ruim de navegar mas é precisa quando queres saber exatamente o que um determinado metodo ou funcionalidade da engine faz e como funciona)
* Minetest Modding Book (uma guia muito completo feito por Rubenwardy)
* Minetest Development Wiki (uma wiki muito bem organizada porem aparentemente tem uma parte desatualizada, mas uso bastante também para ver coisas básicas)

é claro que minetest está em desenvolvimento então pode ocorrer de algo não funcionar, por exemplo o comando de tradução não traduz para o ingles ainda (mas isso está sendo feito apenas para a próxima versão a ser lançada em breve 0.5.0), mas isso é raro, geralmente eu que estou usando o metodo de forma errada mesmo, ta ai a importancia de perguntar via forum e olhar todas as fontes afim de enter o funcionamento de cada recurso.



Última edição por BrunoMine em Sáb Jan 20, 2018 10:38 am, editado 1 vez(es)

BrunoMine

BrunoMine
Admin

Esqueci de dizer, mas voce vai programar na linguaguem de programação Lua para os mods de minetest, então aqui está um manual de referencia para saberes todas funcionalidades e comportamentos dessa linguaguem, alem de claro todos os metodos, funções, semanticas e etc.
Manual de Referência de Lua 5.1

Caso voce não saiba programar na linguagem LUA aqui tem alguns materiais didaticos para ajudar de inicio.
* Introdução a Linguagem Lua
* Uma Introdução à Programação em Lua

é chatinho no inicio, mas depois fica divertido.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos